domingo, 6 de novembro de 2011

História da Comunidade da Vila Permanente


A comunidade cristã da vila residencial permanente começou em meados da década de 70, a partir da Igreja na Vila temporária, vila esta construída para abrigar os trabalhadores da construção da usina Hidrelétrica Tucuruí. Lembramos dessa época o Padre Pedro.
Posteriormente no inicio de 1979 começou a funcionar na vila residencial permanente, passando a congregar com as demais religiões no Templo Ecumênico, onde permanece até os dias de hoje.
No seu inicio, não era ligada a Prelazia de Cametá e sim a diocese de São Paulo. Uma área pastoral denominada de Curato São José Operário, tendo como um dos seus Administradores o Padre Antonio Simoneto.
No final dos anos 80 com o termino das obras da 1ª etapa da usina, a comunidade passou a integrar a paróquia São José de Tucuruí tendo como pároco o Padre Germano.
No inicio dos anos 2000, tivemos morando em nossa comunidade o Pe. Alfonso Maria de Vree, ele seria o vigário da nossa comunidade, primeiro embrião para transformar a comunidade em paróquia. Em função de problemas de saúde retornou a Holanda.
Lembramos do Pe. Ricardo, que hoje trabalha na paróquia de São Sebastião no município de Breu Branco, Filho do casal e Manoel do Carmo e Isabel. Que foi um jovem muito atuante e exemplo para a comunidade.
Muitos fatos relevantes ocorreram em nossa comunidade. Lembramos:
- Votos Perpétuos da Irmã Eliene;
- Ordenação Presbiteral do Padre Adriano;
- as Santas Missões Populares em 2000;
- Santas Missões Populares 2010, aniversário de dez anos das santas missões populares.
- 12 de Fevereiro de 2011 criação da área pastoral Santa Rita de Cássia, abrangendo a vila permanente, sitio Deus é Grande, região das Ilhas, e transbom Jesus.
- No mesmo dia 12/02/2001 o Padre Zenildo Rodrigues assume como administrador pastoral da área Santa Rita de Cássia.

(Obs: quem conhecer melhor a história da comunidade católica da vila permanente, favor deixar um comentário que entraremos em contato.)

Um comentário:

Comente, nos encaminhe informações, ajude-nos a contar a historia a nossa história.