quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Orientações Diocesanas para Quarta-feira de Cinzas

 QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Trata-se de um dia muito importante na caminhada da Igreja, pois introduz precisamente os fiéis no mistério quaresmal. Quarenta dias depois, tendo participado de um verdadeiro processo de conversão, através da prática da oração, jejum e caridade, nos deparamos com a Páscoa e Ressurreição do Senhor, objetivo essencial da Quaresma.

Uma das frases no momento da imposição das cinzas serve de lembrete para nós: “Lembra-te que do pó vieste, e ao pó hás de voltar”. A cinza quer demonstrar justamente isso; mostrar nossa fragilidade humana diante da compaixão e misericórdia de Deus. É nesse diálogo, entre criatura e Criador que ocorre nossa verdadeira conversão.

A Quarta-feira de Cinzas leva-nos a visualizar a Quaresma, exatamente para que busquemos a conversão, busquemos o Senhor. A liturgia do tempo quaresmal mostra-nos a esmola, a oração e o jejum como princípios da Quaresma.

A própria Quarta-feira de Cinzas nos coloca dentro do mistério. É um tempo de muita conversão, de muita oração, de arrependimento, um tempo de voltarmos para Deus.

O ser humano precisa de momentos fortes para aprofundar suas opções de vida, necessita avaliar a sua caminhada à luz da Palavra de Deus e da oração.

As cinzas utilizadas na celebração são obtidas da queima dos ramos usados no Domingo de Ramos do ano anterior. Elas são sinal de humildade, recordando ao cristão a sua origem e o seu fim: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra” (Gn 2,7); “até que te tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás” (Gn 3,19).

ORIENTAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA

Seguindo as orientações da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, do Vaticano, neste ano de pandemia, o rito da Missa das Cinzas vai sofrer duas pequenas alterações: a fórmula (texto) do Missal Romano será dita pelo sacerdote uma única vez, para todos, do altar, e não diante de cada fiel ao receber as cinzas; e sacerdotes e ministros deixarão cair as cinzas sobre a cabeça das pessoas, não fazendo a cruz de cinzas na testa dos fiéis.

“Eu vim para que todos tenham vida.” (Jo 10, 10).

Rezemos pelo fim da pandemia.
São José interceda por nós!
Dom José Altevir da Silva, CSSp
Bispo Diocesano de Cametá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, nos encaminhe informações, ajude-nos a contar a historia a nossa história.